thumbnail image

Enquanto eu não te encontro

    • Home
    • Trilha sonora
    • Cena extra
    • Bastidores da capa
    • Brindes digitais
    • Entrevista com o autor
    • Mídia
    • …  
      • Home
      • Trilha sonora
      • Cena extra
      • Bastidores da capa
      • Brindes digitais
      • Entrevista com o autor
      • Mídia

    Enquanto eu não te encontro

    • Home
    • Trilha sonora
    • Cena extra
    • Bastidores da capa
    • Brindes digitais
    • Entrevista com o autor
    • Mídia
    • …  
      • Home
      • Trilha sonora
      • Cena extra
      • Bastidores da capa
      • Brindes digitais
      • Entrevista com o autor
      • Mídia

      Enquanto eu não te encontro

      • Home
      • Trilha sonora
      • Cena extra
      • Bastidores da capa
      • Brindes digitais
      • Entrevista com o autor
      • Mídia
        • Entrevista com o autor

           

          1. Você descreve Enquanto eu não te encontro como uma história “orgulhosamente nordestina e LGBTQIAP+”. Você sente que escreveu o livro que gostaria de ter lido quando era adolescente?
          Com toda a certeza. O Pedro adolescente era viciado em livros jovens. À época, ainda era difícil encontrar títulos com temática LGBTQIAP+ até entre obras estrangeiras traduzidas, ainda mais livros brasileiros. Mesmo depois que essas publicações passaram a ganhar força no mercado nacional, ainda existe um grande vácuo de histórias nordestinas. Eu teria ficado muito feliz em ler uma narrativa com a minha cultura, trazendo as referências que amava. Achava, sinceramente, que nunca me veria tão bem representado na literatura. Fico feliz de ter escrito um livro que contribui para mudar isso.
           
          2. Antes de vencer a Clipop, essa história havia sido publicada como um e-book independente. Como foi a sensação de ter vencido o concurso literário? E o que mudou no texto da primeira edição para esta?
          Vamos ser sinceros? Foi uma das melhores sensações da minha vida! Dias desses estava me inscrevendo para o Big Brother Brasil (será que vem aí?), e uma das questões da seletiva era sobre a maior realização de nossas vidas. Eu escolhi essa, de tão marcante que foi. Em relação às mudanças no texto, muita coisa foi alterada. Não só os leitores passaram a conhecer a história completa de Lucas e Pierre, como todo o segmento do primeiro encontro foi transformado. Reduzimos bastante material dessa parte, domando o excesso de referências e até incorporando personagens novas, como a Thamy. Tudo isso foi essencial para dar fôlego ao livro.
           
          3. Como Lucas, o maior fã de Katy Perry do Brasil, se sentiria sabendo que sua história foi publicada pela Seguinte, uma editora assumidamente fã de Taylor Swift?
          Ok, vou quebrar o protocolo e dizer que eu morri de rir com essa pergunta. Olha, não é só o Lucas que é fã da Katy Perry: o autor também! Inclusive, é um dos principais elementos autobiográficos dessa história. Em 2015, Seguinte, o Lucas não reagiria tão bem. Mas em 2021, “You Need To Calm Down” já curou todas as feridas entre as fanbases, claro. Aposto que ele só enviaria o gif da Taylor e da Katy se abraçando como resposta.
           
          4. Qual é a sua formação, e quando você decidiu que queria ser escritor?
          Sou graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição onde o Lucas também estuda em Enquanto eu não te encontro. Comecei a escrever muito cedo, aos onze anos, em comunidades de RPG de Harry Potter no Orkut. Meus pais são artistas de rua, então cresci mudando de cidade. Os livros eram meus maiores aliados, e a escrita se tornou a minha forma mais genuína de expressão. Digo que quero ser escritor desde sempre. É bonito ver que hoje, anos depois, o sonho se tornou realidade.
           
          5. De Gretchen a Lady Gaga, passando por nomes da política nacional e da cena drag potiguar, o livro é recheado de referências populares de 2015. Por que você decidiu marcar a época em que o livro se passa dessa forma?
          O ano de 2015, início da minha jornada universitária, foi quando me mudei para Natal. Ao começar a escrever Enquanto eu não te encontro no ano seguinte, a história acabou trazendo o clima dessas experiências que tinha vivido. Foi um período de muita liberdade, de muitas “primeiras vezes”. Ia para todas as festas, conheci a cena drag (em 2017, até daria vida à minha própria personagem, BiBi Bitx) e participava ativamente do movimento estudantil da UFRN. E então deixei o livro de lado por alguns anos. Quando retornei a ele, percebi que havia se tornado um registro vivo daquela fase. Ao lê-lo, sinto que sou transportado no tempo. É incrível ter essa lembrança na literatura de uma fase que me marcou bastante — e olha que 2015 foi outro dia!
           
          6. Apesar de viver longe da família, Lucas está sempre rodeado de pessoas que o acolhem. Seja nos momentos de dor, seja entre risos e memes, Lucas, Eric, Ana e Thamirys formam uma verdadeira rede de apoio mútuo. Você acha que a história de Lucas teria sido diferente sem esse grupo de amigos?
          Há uma passagem, quando estão todos juntos, em que o Lucas fala que os amigos são a família que escolheu. Isso é simbólico. Para pessoas LGBTQIAP+, as famílias em que nascemos frequentemente não são espaços seguros e acolhedores, então a família escolhida é aquela que supre uma demanda existencial muito forte. Lucas só consegue ser quem é com leveza por ter esse sistema de apoio: um grupo de amigos que cuida, entende e, acima de tudo, o respeita. Sem eles, assim como tantos em nossa comunidade, Lucas teria uma vida bem menos colorida.
           
          7. Pierre é o garoto dos sonhos de Lucas — e certamente se tornou o de muitos leitores. De onde veio esse personagem lindo, que fala com uma mistura de sotaque potiguar e francês?
          Pierre nasceu das minhas projeções de um amor idealizado. Em vários sentidos, era a pessoa que eu teria adorado conhecer. É mais do que isso, porém. A falta de representatividade nordestina e LGBTQIAP+ na literatura e na mídia faz com que comédias românticas não carreguem nossos rostos. Quando aparecemos, somos estereótipos — a dor, a pobreza, a seca, o bruto… Essa invisibilidade cria uma sensação terrível de que não somos vistos. Mais ainda, de que não merecemos esses clichês, de que não temos o que é preciso para viver nossos finais felizes. Pierre, então, atua como um elemento de contraposição. Ele sou eu dizendo que até um protagonista gay e do interior do Nordeste pode se apaixonar por um francês em uma boate chamada Titanic! Pode parecer bobo para quem esse tipo de história nunca faltou, mas é único para quem raramente se viu nessa posição. Não que eu soubesse de nada disso no início, claro. A ideia de escrever o Pierre surgiu quando conheci um intercambista francês em Natal e fanfiquei horrores o boy comigo. Não rolou nada, mas pelo menos na ficção tinha que dar certo pra alguém (sorte do Lucas)!
           
          8. O relacionamento de Eric e Raul é uma das tramas paralelas mais fortes do livro. Apesar de se sentir amado, Eric acha que precisa se adaptar e se moldar às necessidades de Raul. Que mensagem você deixaria para leitores que já se sentiram — ou se sentem — dessa forma em um relacionamento?
          Nossa relação com os outros é apenas um reflexo do nosso relacionamento com nós mesmos. Eric finalmente percebe isso. Em determinado ponto, nota como dava poder às pessoas por ter uma percepção equivocada do próprio valor (algo que, no caso dele, é também resultado direto do racismo). O processo de autoconhecimento é algo que acontece tanto com Eric quanto com Lucas, e transforma a vida dos dois. Autoconhecimento não é nada além de se olhar com carinho, paciência e amor. Quando nos conhecemos de verdade, percebemos os padrões de dor que contribuem para atrair certas situações para nossas vidas, e nos damos conta de que merecemos muito mais do que relações que nos silenciam… Como canto na música “Desastre”, tudo o que busca já está dentro de você. Afinal, quando descobrimos nosso valor, não aceitamos menos do que ele.
           
          9. O fim do romance deixa os leitores curiosos sobre o que acontece depois do último encontro entre Lucas e Pierre. Teremos mais histórias sobre o nosso casal favorito no futuro?
          Tenho algumas ideias muito legais para conteúdos extras sobre esses dois! Mal posso esperar para escrever mais sobre eles. Até lá, vai depender dos leitores… Será que vão querer mais? Atenta!
           
          10. Diversos livros juvenis populares na época em que o livro se passa são mencionados ao longo do romance. Que livros publicados desde então o Lucas iria gostar de ler e você recomenda aos seus leitores?
          O Lucas amaria ler histórias como Vermelho, branco e sangue azul , da Casey McQuiston; Quinze dias, do Vitor Martins; Os sete maridos de Evelyn Hugo, da Taylor Jenkins Reid; E se fosse a gente?, da Becky Albertalli e do Adam Silvera; Bem-vindos à Rua Maravilha, do Gabriel Mar; e minha novela “O mar me levou a você”, em que o próprio Lucas faz uma participação especial!

        © Seguinte, Grupo Companhia das Letras - 2021

        Termos e Condições
        Política de Privacidade
          ×
          Termos e Condições
          Todas as informações coletadas, tais como endereço de e-mail de contato, são dedicados apenas ao envio de newsletters e informativos. Você pode a qualquer momento solicitar a remoção de seus dados em: sac@companhiadasletras.com.br
          ×
          Política de Privacidade
          Importância da Privacidade
          Olá. Somos o Grupo Companhia das Letras (CDL) Sejam bem vindos!
          
          A CDL reconhece a importância de preservar a sua privacidade e promover a proteção de seus dados pessoais, pelo que estamos comprometidos em tratar seus dados com responsabilidade, transparência e segurança, pois sabemos que os usuários do nosso site (Você ou Usuário) se preocupam com a forma como as informações são tratadas.
          
          Tratamos apenas os dados pessoais enquanto forem necessários e adequados para as finalidades que embasam a coleta, sempre observando os permissivos legais que a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD) permite. Assim, podemos manter os dados para cumprimento de obrigação legal ou regulatória, execução de contrato, exercício regular de direito, interesse legítimo ou com o seu consentimento.
          
          A presente Política de Privacidade, firmada observando os princípios e fundamentos da LGPD, descreve informações sobre: a) quem é o controlador dos dados pessoais; b) quem são os titulares de dados pessoais; c) quais dados são coletados, seu propósito (incluindo nossas Newsletters) e opões de saída; d) compartilhamento de informações; e) segurança e retenção das informações; f) se utilizamos cookies e outras tecnologias; g) quais são os direitos dos titulares; h) contato; i) atualizações; j) lei aplicável.
          
          A Política descreve nossas práticas sobre privacidade e proteção de dados pessoais com respeito às informações tratadas/coletadas por meio do acesso ao nosso site, bem como no envio de email para newsletters.
          
          Quem é responsável por tratar meus dados pessoais?
          
          Companhia das Letras (CNPJ nº 55.789.390/0001-12), cuja atividade consiste na fabricação e comercialização de livros e produtos pelo site https://www.companhiadasletras.com.br.
          
          Ao coletar esses dados, estamos agindo como um controlador de dados e, por lei, somos obrigados a fornecer-lhe informações sobre nós, sobre por que e como usamos seus dados, e sobre os direitos que você tem sobre seus dados.
          
          Titulares dos Dados Pessoais
          
          Dado pessoal é toda informação relacionada e que identifica, direta ou indiretamente, uma pessoa física (ex: nome, CPF, RG, endereço, IP de sua máquina, perfil de navegação na internet, etc.)
          
          Os Dados pessoais pertencem aos seus titulares, ou seja, aqueles aos quais os dados pessoais fazem referência. Você (pessoa física) é dono de seus próprios dados e deve ter sempre controle sobre como eles são tratados por outras pessoas e empresas.
          
          Quais dados pessoais coletamos e a finalidade?
          
          Ao navegar em nosso website com o propósito de adquirir nossos produtos, nós tratamos, por meio de um cadastro, os seguintes dados pessoais: nome, e-mail, telefone (fixo e celular); data de nascimento, gênero (neste caso opcional).
          
          Antes de efetuar a compra: solicitamos seu endereço e dados para efetuar a compra (cartão de crédito e outras informações de faturamento).
          
          Preferências de leitura: Coletamos, no momento do cadastro, seus dados relacionados à preferência de leitura (qual área Você se interessa, por ex: jornalismo, clássico, auto ajuda, história, culinária, etc.), para efeitos de recebimento da nossas newsletters e de forma a facilitar a sua compra, se assim o desejar.
          
          Newsletter: Oferecemos a Você a opção (consentimento) em relação à sua escolha de receber uma de nossas Newsletters. Você tem a livre e legítima escolha de receber as Newsletters que escolher, não sendo impeditivo, caso não deseje recebe-las, de efetuar o seu cadastro.
          
          Tratamos seus dados pessoais (apenas nome, e-mail e telefone) quando você ativamente deseja fazer contato com a empresa ou se deseja receber a nosso newsletter.
          
          Os registros de acesso (IP´s), se existentes, serão descartados a medida que completarem 180 dias de guarda, nos termos da legislação vigente.
          
          O tratamento acima descrito respeita fielmente a finalidade da coleta e a necessidade sua necessidade.
          
          Utilizamos apenas os dados pessoais necessários e adequados para:
          
          Possibilitar a prestação dos serviços ofertados pela CDL de forma eficaz e eficiente, permitindo a sua operacionalização de maneira ágil e segura;
          Responder a Você caso haja qualquer problema com a compra realizada, como atraso na entrega, dúvidas sobre o recebimento ou não das Newsletters, ou quando você nos enviar perguntas, sugestões, elogios ou reclamações entre outros;
          Realizar análises e estudos relacionados ao comportamento, demografia dos usuários e seu interesse nas obras/livros, a fim de entender suas demandas e necessidades, para, dessa forma, prover serviços mais adequados, eficientes e interessantes, melhorando a experiência de usabilidade d;
          Aperfeiçoar nossas estratégias comerciais e de marketing objetivando aprimorar os serviços ofertados;
          Analisar o tráfego dos usuários em nosso site;
          Qualquer finalidade que você consentir no momento da coleta de dados;
          Concluir suas transações, confirmar suas informações, cumprir seus pedidos de forma segura;
          Enviar informações administrativas, como alterações em nossos termos, condições e políticas.
          O envio, através de mensagens, informações relativas aos produtos, serviços, publicidade, promoções, banners e notícias da CDL. Por exemplo: O e-mail do usuário será utilizado apenas para o envio de e-mails (lançamentos de livros, convite para eventos, promoções etc.).
          Realização auditorias internas, de forma a verificar se nossos processos internos funcionam conforme pretendido e para atender a requisitos legais, regulamentares ou contratuais;
          Fins de monitoramento de fraude e segurança, por exemplo, para detectar e prevenir ataques cibernéticos ou tentativas de roubo de identidade;
          O desenvolvimento de novos produtos e serviços como medida de interesse legítimo;
          Aprimorar, melhorar, reparar, manter ou modificar nossos produtos e serviços atuais, bem como tomar medidas de garantia de qualidade e segurança;
          Identificar tendências de uso, por exemplo, entender quais partes de nossos Serviços são de maior interesse para nossos clientes;
          Determinar a eficácia de nossas campanhas promocionais, para que possamos adaptar nossas campanhas às necessidades e interesses de nossos usuários; e
          Possibilitar navegação e performance no site - Essa coleta é feita por cookies, que são pequenos arquivos de texto compartilhados conosco também para estabelecer algumas ferramentas de segurança.
          Cumprir obrigações legais e regulatórias. Por exemplo: Através do website, coletamos e registramos os dados de data, hora e IP de cada acesso em nosso site. Esses dados são armazenados pelo prazo de seis meses, em cumprimento ao Marco Civil da Internet (art. 15).
          A CDL se compromete em tratar seus dados pessoais sempre mediante uma das hipóteses legais estabelecidas, seja por meio da relação contratual que podemos ter, seja para cumprimento de alguma obrigação legal e, principalmente, com base nos legítimos interesses de nossas atividades.
          
          Não usamos as informações que você fornece para tomar quaisquer decisões automatizadas que possam afetá-lo.
          
          Opções de Saída (opt out)
          
          Caso Você não queira receber mais os informativos e Newsletters da CDL, bem como caso deseje fazer alguma retificação, exclusão ou alteração das suas informações cadastrais, existe a possibilidade tanto revogar o consentimento mediante a desabilitação da função quanto fazer as respectivas alterações de seus dados cadastrais. Para tanto, basta acessar o link: https://www.companhiadasletras.com.br/Cadastro Consulte a tópico Direitos dos Titulares para verificar outras formas de contato com a CDL.
          
          Com quem compartilhamos os dados pessoais
          
          A CDL não compartilha e não comercializa dados pessoais com terceiros.
          
          Entretanto, poderemos vir a ser obrigados, por lei, processos legais, litígios e/ou solicitações de autoridades públicas e governamentais a divulgar seus dados pessoais. Também poderemos divulgar seus dados pessoais se determinarmos que, para fins de segurança nacional, aplicação da lei ou outras questões de importância pública, a divulgação é necessária ou apropriada.
          
          Também poderemos divulgar informações pessoais se determinarmos de boa-fé que a divulgação é razoavelmente necessária para proteger nossos direitos e buscar soluções disponíveis, aplicar nossos termos e condições, investigar fraudes ou proteger nossas operações e usuários.
          
          O compartilhamento pode ser feito em situações excepcionais como:
          
          com o departamento de marketing somente nas hipóteses onde o Usuário consentiu ativa e inequivocamente para receber nossos informativos e Newsletters.
          
          Com as empresas do Grupo CDL e tão somente para os propósitos descritos em nesta Política de Privacidade
          
          Com prestadores de serviços tão somente para facilitar e possibilitar a execução de nosso negócio (ex: nome e endereço para permitir o transporte e a entrega de nossos produtos, processamento de pagamento, atendimento de pedidos, tecnologia da informação e fornecimento de infraestrutura relacionada à tecnologia). Tais prestadores comprometem-se contratualmente a fornecer salvaguardas adequadas para seus dados pessoais, o que significa que ele será protegido de acordo com os requisitos legais da Autoridade Nacional.
          
          Informamos que a CDL não comercializa diretamente ebooks/audiobooks. Caso haja interesse no Usuário por meio de nosso site, direcionaremos para os seguintes parceiros:
          
          Google Play - Política de Privacidade disponível em: https://policies.google.com/privacy
          Amazon - Política de privacidade disponível em: https://www.amazon.com.br/gp/help/customer/display.html?ie=UTF8&nodeId=201283950&ref_=footer_privacy
          Apple - Política de privacidade disponível em: https://www.apple.com/br/privacy/
          Kobo - Política de privacidade disponível em: https://authorize.kobo.com/terms/privacypolicy
          Segurança e Retenção das Informações
          
          Tomamos uma série de medidas para proteger suas informações pessoais apresentadas no site da CDL. Lembramos que nenhum procedimento pela internet é 100% seguro, entretanto tomamos todas as medidas possíveis para minimizar ao máximo qualquer exposição de suas informações na internet, e informamos que trabalhamos dia-a-dia para melhorar nossos sistemas. Caso Você tenha alguma razão para acreditar que sua interação com a CDL não é segura, solicitamos que nos comunique imediatamente por meio de nossos canais de contatos estabelecidos no tópico específico.
          
          Os dados colhidos pela CDL serão armazenados em bancos de dados seguros, dentro das melhores práticas, com acesso restrito apenas a funcionários com as devidas credenciais, os quais são obrigados a manter a confidencialidade das informações e não utilizá-las inadequadamente. A CDL poderá armazenar e tratar os Dados Pessoais coletados e demais informações coletadas em um servidor localizado no Brasil ou no exterior.
          
          Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando você assim requisitar, por procedimento gratuito e facilitado, ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para lhe oferecermos os nossos serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como: a) obrigação legal de retenção de dados; b) necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da CDL; c) em razão da promoção e atividade dos negócios da CDL com a respectiva justificativa legal, sem que haja, contudo, prejuízo aos direitos e liberdades de cada Usuário.
          
          Outros Dados tratados utilizando-se de tecnologia
          
          "Outros Dados" são quaisquer informações que não revelem sua identidade específica ou não estejam diretamente relacionadas a um indivíduo identificável. Ao navegar no nosso site, poderemos ter acesso à algumas informações como: a)• Informações do navegador e do dispositivo; b)• Informações coletadas por meio de cookies.
          
          Cookie é uma pequena quantidade de dados, que pode ser enviada para seu navegador a partir de um web site e armazenado em seu computador. (ou seja, informações enviadas pelo servidor da CDL ao computador do Usuário, com o objetivo de identificá-lo).
          
          Quando do cadastro do Usuário, esse optar por "Lembrar minha ID no computador", será gerado um cookie no computador do usuário. Esse cookie será lido todas as vezes que o usuário acessar o Portal da Companhia das Letras. Dessa forma, não será mais necessário se identificar para acessar os recursos do site.
          
          Além de para reconhecer o seu navegador ou dispositivo, os cookies podem ser usados para saber mais sobre seus interesses e oferecer a Você recursos e serviços essenciais, além de finalidades adicionais, incluindo:
          
          Reconhecer o Usuário quando acessa nossos serviços, permitindo o oferecimento de recomendações de produtos e exibir conteúdo personalizado;
          Acompanhar itens armazenados em seu carrinho de compras;
          Fazer pesquisas e diagnósticos para melhorar os conteúdos, produtos e serviços da CDL;
          Impedir atividades fraudulentas;
          Aumentar a segurança.
          Relatórios. Isso nos permite medir e analisar o desempenho de nossos serviços.
          Analytics. A CDL se utiliza do Google Analytics, que usam cookies e tecnologias semelhantes para coletar e analisar informações sobre o uso dos serviços e relatar atividades e tendências.
          
          Esses serviços também podem coletar informações sobre o uso de outros sites, aplicativos e recursos online. Você pode aprender sobre as práticas do Google acessando https://policies.google.com/technologies/partner-sites e exercer a opção de exclusão fornecida pelo Google baixando o add-on do navegador para desativação do Google Analytics, disponível em https://support.google.com/analytics/answer/6004245?hl=pt-BR.
          
          Direitos do titular
          
          A LGPD garante a todos os titulares direitos sobre seus dados pessoais.
          
          De acordo com a Lei, o titular tem direito a requerer:
          
          Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais - Direito a saber se a instituição trata ou não seus dados pessoais.
          Acesso aos seus dados pessoais - Direito a ter acesso aos dados pessoais que são tratados pela instituição, caso esse tratamento exista.
          Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados - Direito a ter seus dados sempre completos, corretos e atualizados.
          Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei - Direito a ter seus dados pessoais anonimizados (impossibilitar a identificação de um indivíduo através do dado), bloquear seu tratamento ou excluí-los.
          Portabilidade dos dados pessoais a outro fornecedor de serviço - Direito a ter seus dados pessoais enviados a outras instituições mediante sua requisição.
          De que forma Você poderá exercer seu direito?
          
          Caso deseje solicitar o acesso ou corrigir, atualizar, suprimir, restringir ou excluir seus dados pessoais, bem como opor-se ao tratamento, basta entrar em contato com a CDL. Responderemos à sua solicitação de acordo com a legislação aplicável
          
          Em sua solicitação, deixe claro qual direito que pretende exercer em relação aos seus Dados Pessoais. Para sua proteção e questões de segurança, podemos atender melhor as solicitações com relação aos Dados Pessoais associados ao endereço de e-mail específico que Você utilizou para efeitos de cadastro ação.
          
          Adicionalmente, poderemos precisar verificar sua identidade antes de implementar sua solicitação. Tentaremos atender à sua solicitação o mais rápido possível.
          
          Observe que a depender da hipótese legal do tratamento dos seus dados pessoais, talvez teremos de reter certas informações, mas sempre de forma justificada. Poderemos também manter seus dados pessoais para concluir quaisquer transações que você tenha iniciado antes de solicitar uma alteração ou exclusão.
          
          Contato
          
          Qualquer dúvida acerca desta Política, bem como em caso do exercício dos seus direitos de Titular, pedimos que entre em contato conosco através do e-mail indicado: privacy.cdl@companhiadasletras.com.br
          
          Atualizações para esta política de privacidade
          
          Revisamos e, se for o caso, atualizamos essa política de privacidade de tempos em tempos, e à medida que nossos serviços e uso de dados pessoais evoluem. Se quisermos fazer uso de seus dados pessoais de uma forma que não identificamos anteriormente, manteremos a transparència quanto às informações e sempre observando a hipótese legal aplicável.
          
          Atualizaremos o número da versão e a data deste documento cada vez que ele for alterado.
          
          Lei aplicável
          
          Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil. Fica eleito o Foro da Comarca de São Paulo, São Paulo, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente documento.
          
          Para requisição de dados, acessar: https://privacyportal-br.onetrust.com/incident-portal/webforms/51382b1d-0bc9-4473-b88f-7b87b720bc5c/4c6c0e8f-1aa1-448c-9fa8-569aa1f25153
          Uso de cookies
          Utilizamos cookies para garantir uma experiência de navegação suave. Ao continuar, assumimos que você aceita o uso de cookies.
          Saiba mais